quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tá todo mundo louco,oba!: Resultado da omissão e perseguição pública a Ongs do setor; Araguaína é apontada com nível alto de consumo da droga

Dados coletados pelo Conselho Nacional de Municípios em 114 cidades tocantinenses revelam que 86% delas (96 municípios) sofrem com o flagelo do crack. Mesmo as regiões mais remotas do Estado não estão imunes aos efeitos devastadores da droga.

Na região do Bico do Papagaio, cidades pequenas já sofrem com o crescente consumo de drogas; a ausência de políticas públicas piora ainda mais a situação. As cidades da região citadas com nível alto de consumo do crack são: São Sebastião do Tocantins, Araguatins, Axixá do Tocantins, Cachoeirinha, Palmeiras do Tocantins, Darcinópolis, Wanderlândia e Araguaína. Destas, apenas Araguatins e Araguaína possuem CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) para dependentes químicos.

Na capital não foi apresentado nenhum diagnóstico sobre o nível de consumo do crack. O levantamento foi publicado em reportagem da Revista Veja apontando “As Cracolândias do Brasil”.


Araguaína

A Cracolândia araguainense. Assim está sendo denominado um dos maiores pontos de consumo de drogas na cidade: a Feirinha. Pouco empenho, para não dizer nenhum, tem sido feito pelo poder público para resolver o problema que trilha um caminho sem volta.

A polícia realiza constantemente ações paliativas, mas o cerne da questão ainda não foi atacado. Enquanto não houver empenho voltado para a prisão dos distribuidores, tratamento dos dependentes e destruição daquele cenário “favelístico” para transformá-lo em um ponto de convívio social, o problema continuará.

Esperamos, portanto, o momento em que os gestores públicos (governo estadual e municipal) sintam vergonha, e tenha vergonha, de ver uma situação constrangedora crescendo tendo conhecimento da sua nocividade. Faltam verdadeiras ações de combate e tratamento aos dependentes. Em nossa cidade, apenas os discursos prevalecem. Assim, a demagogia política continua e a Cracolândia se perpetua.

Apreensões de Crack

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostra que as Apreensões de crack em 2011 foram cinco vezes maiores que em 2010.. Em 2010 foram apreendidos 10 kg 609 gramas e em 2011 o número subiu para 59 kg 199 gramas.

As apreensões de maconha também foram grandes. Em 2011 a Polícia tirou de circulação mais de 152 kg 315 gramas da droga, enquanto em 2010 esse número foi de pouco mais que 40 kg 952 gramas. Também foram apreendidos pés de maconha. Um total de 85 deles em 2011 e 84 em 2010.

Outra droga retirada do seio da sociedade Tocantinense durante a ação da Polícia foi a cocaína. No ano de 2009 foram pouco mais de 1 kg, em 2010 o número subiu para 4 kg 352 gramas e em 2011 o número foi extraordinário, um total de 34 kg 662 gramas.

No ano de 2011 foram presas por tráfico de drogas 369 pessoas e autuadas por posse ou uso de entorpecentes outras 217 pessoas.



Fonte: Conselho Nacional de Municípios

Nenhum comentário: