quarta-feira, 4 de abril de 2012

Grupo do Amor-Exigente pode ser criado no interior

Sensibilizados com a possibilidade de promover mudanças na comunidade técnicos da saúde, conselho tutelar e educação do município de Aparecida do Rio Negro decidiram criar um grupo de estudo do Amor-Exigente.

Foto: Kelly Rosa 

A iniciativa foi resultado de uma sensibilização realizada na tarde desta segunda-feira, 02, na câmara municipal de Aparecida e que contou com a participação da Superintendente de Ações sobre Drogas da Sejudh, Magda Valadares.

Na ocasião, Magda falou sobre as ações que o município pode implantar visando a prevenção do uso de drogas e como as pessoas são capazes de promover mudanças por meio da execução de programas simples como o Amor-Exigente cuja a metodologia incentiva a criação de um grupo de mútua ajuda, que tem como base 12 princípios éticos e 12 princípios institucionais e trabalha não só a prevenção, mas também incentiva a mudança de comportamentos inadequados.

Segundo relataram alguns técnicos, no município de Aparecida do Rio Negro, são conhecidos casos de crianças que estão consumindo drogas o que tem preocupado a comunidade escolar que não está preparada adequadamente para lidar com a situação. Sobre isto, a Superintendente frisou ainda que além de crianças que estão procurando as drogas mais cedo, há também o crescimento do número de mulheres que estão buscando esta fuga para não lidar com a realidade de suas vidas.

Durante a palestra foi realizada uma troca de experiências onde foram relatadas situações e como buscar a solução para os problemas relacionados às drogas no município. Como primeira iniciativa, optou-se pela formação de um grupo de estudo que se reunirá regularmente para estudar os princípios, passará por capacitação e depois, e se os membros sentirem que estão aptos, passará a ter a designação Amor-Exigente.

A palestra fez parte do curso de matriciamento em Ações sobre Drogas promovido pela Secretaria Estadual da Saúde e que visa estimular a comunidade a promover ações de articulação.

Amor-Exigente
O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua-ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. (por Kelly Rosa/ Sejudh)

Nenhum comentário: