sexta-feira, 26 de agosto de 2011

1º Congresso Estadual sobre Drogas teve grande procura



Na abertura do 1º Congresso Estadual sobre Drogas, realizada na noite da quarta-feira, 24, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Djalma Leandro, representando o governador Siqueira Campos, ressaltou a importância do evento e desejou aos participantes que esse Congresso fosse proveitoso. “É um momento histórico por ser o 1º Congresso Estadual sobre Drogas e com tema muito importante e sugestivo: A diversidade de conhecimento na construção de políticas públicas sobre o álcool e outras drogas. Tenho a certeza de que os frutos colhidos serão frutificados no Tocantins, que vocês sejam disseminadores desses conhecimentos”, frisou o secretário.

A palestra “A importância da transversalidade para a construção das políticas públicas do álcool e outras drogas”, proferida pelo subsecretário de Políticas Antidrogas do Estado de Minas Gerais, Cloves Eduardo Benevides, abriu o ciclo de palestras do 1º Congresso Estadual sobre Drogas.

Benevides discorreu sobre a transversalidade, enfatizando a importância do tema para a efetivação das políticas públicas; abordou como se deve organizar tais políticas, além de mostrar exemplos de ações desenvolvidas em Minas Gerais que têm estratégia transversal e vêm dando bons resultados, como por exemplo: Ação Aliança Pela Vida; SOS Drogas e Prevenção em Pauta Canal Minas Saúde. “Para que nasça a transversalidade, as áreas técnicas terão que ter uma visão integrada e devem repercutir essa fala. Sem esse diálogo será muito difícil a estruturação de políticas públicas”, disse o palestrante, reforçando que esse diálogo deve ser franco, aberto a outras redes para desenvolver políticas públicas de atendimento integrado.

Participaram da solenidade oficial de abertura do Congresso, a superintendente de Ações sobre Drogas, Magda Maria Rodrigues Ferreira Valadares, o subsecretário de Políticas Antidrogas do Estado de Minas Gerais, Clóves Eduardo Benevides, o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel PM Messias da Conceição Lopes Junior, representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Coronel Marielton Francisco dos Santos, o secretário da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, a juíza da Infância e Juventude, Silvana Maria Parfieniuk, o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, representando o defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza, o procurador geral de justiça, Clenan Renault de Melo Pereira, o deputado estadual Marcelo Lélis, representando a Assembléia Legislativa, servidores da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e diversos atores sociais.

O 1º Congresso Estadual sobre Drogas se estende até as 18 horas da sexta-feira, 26, com as trezentas inscrições disponibilizadas esgotadas e uma lista de espera com setenta e cinco nomes (caso haja desistências). A solenidade também contou com a apresentação do coral dos alunos da Escola Princípio da Sabedoria.( por Leni Takada/Cid. e dir. humanos)

Nenhum comentário: