sábado, 21 de agosto de 2010

Ong Ide livre completou maioridade social neste 20 de agosto!

 A Ong Missão Ide Livre foi fundada em 20/08/1989. E neste último vinte de agosto,fez 21 anos de trabalhos sociais e cidadania em Tocantins.
Nova sede da Ong Ide Livre - Rua das Jaqueiras 258 setor Araguaina Sul

No inicio era para ser apenas um grupo musical gospel,mas devido a necessidade sociais várias, de Araguaina e região,seus integrantes á transformam em uma entidade de cidadania,saúde,educação,cultura e etc.

Durante seus 21 anos de existência, a Ong sempre manteve a mesma linha de visão e independência em relação ao poder público e outros órgãos relacionados,e isto,muitas vezes, trouxeram problemas de parcerias com estes entes  públicos.citados.

O trabalho social,de educação,especialmente de saúde preventiva no combate as drogas,sempre foi a principal atividade da instituição ao longo dos anos,pelo qual a ong é mais conhecida na região de Araguaina.

Dentre os inúmeros benefícios que a entidade lutou para serem estabelecidos em prol da cidade de Araguaina, bem como do Tocantins, estão:

  • Criação do conselho municipal da criança e do adolescente de Araguaina;
  • Criação do conselho tutelar de Araguaina;
  • Criação do conselho municipal antidrogas de Araguaina (comad)  O qual preside atualmente;
  • Criação do centro regional da saúde do trabalhador de Araguaina e região (Cerest);
  • Criação e implantação do fórum Ongs Aids do Tocantins;
  • Lutou em conjunto com os artistas pelo terreno e construção do espaço cultural de Araguaina.
  • Gravação do CD Ide Livre gospel,onde surgiu vários cantores e produtor músical gospel (a) tais como:Ivonete Alves- Wiliam Beserra - Alves Rêgo,produtor musical Amós Carvalho e outros!

Outras parcerias de suma importância:

  • Implantação e construção de 200 casas populares no projeto de moradia no setor morada do sol 3ª etapa,em conjunto com a sociedade de apoio a luta pela moradia de Palmas;
  • Apoio a luta pela consolidação do setor Monte Sinai em Araguaina,transformando-o em área de interesse social,organização da associação,apoio a ocupação da área com 500 famílias,bem como a luta na busca pelos recursos das moradias;
  • Apoio na luta da ong Natura-Ativa,para que os recursos da construção de um galpão de reciclagem,não fosse desviado na administração passada de Araguaina.Onde foram restituído mais de 100 mil reais,que iriam parar na nas contas da construtora e apaziguados,sendo que os mesmos voltaram em benefícios dos catadores e etc.
Últimas Parcerias:
  • Neste momento a ong Ide Livre mantém uma parceria com a Natura-Ativa, Instituto Icodet, imobiliária Ferraz, e Site Cerrado Notícias.

Nova fase da ONG:
* Além do trabalho preventivo no combate ás drogas e similares,a entidade irá realizar um trabalho de inclusão digital e cidadania em sua nova sede,situada próximo a escola municipal Simão Lutz na  rua das Jaqueiras 258 no setor Araguaina Sul Fone: (63)3415-4651 – E-mail: idelivre@hotmail.com.

"PODEM ATÉ NEGAREM NOSSOS DIREITOS PÚBLICOS ADQUIRIDOS,MAS JAMAIS APAGARÃO NOSSAS AÇÕES DE CIDADANIA"

 Por: Riba Gonçalves

Nenhum comentário: