sábado, 14 de janeiro de 2012

Enfim, incentivos para comunidades evangélicas: Secretaria assina convênio para atender usuários de álcool e outras drogas

Visando a criação de atendimento humanizado aos dependentes em recuperação de álcool e outras drogas a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos – SEJUDH, por meio do Superintendência de Ações sobre Drogas – SASD, firmará nesta sexta-feira, 13, convênio com a Instituição Social Ser – Serviço Especial de Reabilitação (“Comunidade Terapêutica Ser Livre”), organização não governamental de Palmas, referente ao Projeto “Recomeço”. A assinatura do termo será às 10h, na sala de Reuniões da Secretaria.

A SEJUDH, gestora do Fundo Estadual sobre Drogas, repassará o valor total de R$ 84 mil em quatro parcelas trimestrais de R$ 21 mil cada, além de  monitorar e acompanhar todo o processo de aplicação dos recursos disponibilizados, exercer a atividade normativa, o controle e a fiscalização sobre a execução desse convênio.

Segundo a coordenadora executiva da Comunidade Terapêutica Ser Livre, Edina Ferreira da Silva Souza, a assinatura desse convênio propiciará a ampliação do atendimento e a abertura de um Centro de Triagem, o que até hoje, não foi possível devido a falta de recursos financeiros. “Ampliaremos o atendimento e abriremos mais vagas sociais para a família de baixa renda; abrir um Centro de Triagem na região Sul da Capital, com atividades de prevenção com o Amor-Exigente e Terapia Comunitária, que facilitará a articulação com a rede de atendimento ao usuário de álcool ou outras drogas e sua família”, ressalta Edina Souza, acrescentando que atualmente a Ser Livre disponibiliza 16 vagas masculinas para internação, das quais quatro são vagas sociais e através da triagem os casos de dependentes femininas são encaminhadas para a Comunidade Terapêutica Crer em Palmas, e para a Ser Livre de Uberlândia (MG).

O Projeto “Recomeço” tem como proposta o atendimento humanizado aos dependentes em recuperação de álcool e outras drogas para assegurar os direitos sociais garantidos pela Constituição Federal. O Centro de Tratamento Ser Livre fica localizado na Chácara 82, Setor Santa Fé, Zona Rural de Palmas.( por Leni Takada/ SEJUDH)

Nenhum comentário: